Símbolos Municipais
Prefeitura de Torixoréu

BANDEIRA E BRASÃO DO MUNICIPIO

Autor: Prefeitura de Torixoréu Data: 06 de Abril de 2022
BANDEIRA E BRASÃO DO MUNICIPIO
SÍMBOLOS MUNICIPAIS
Os símbolos de um lugar são figuras convencionais elaboradas para representá-lo. Possuem valor evocativo. Onde eles estiverem, ai está representando o seu lugar e o seu povo. Representam a população e o espírito cívico. Reforçando o sentimento de união, a difusão da história e dos valores de um povo, os símbolos são de extrema importância, pois representam o lugar, dentro e fora do seu território.
Os símbolos de Torixoréu têm seu uso regulamentado pela Lei Municipal nº 373/83, de 21 de dezembro de 1983, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do Município de Torixoréu-MT. Estabelece normas e determina como estes símbolos devem ser usados, padrões e formatos, significados, entre outros.
São Símbolos do nosso Município:
A Bandeira, o Brasão de Armas e o Hino de Torixoréu. No caso da Bandeira, Brasão de Armas a representação é visual. O hino expressa uma representação verbal.
A BANDEIRA
A Bandeira de Torixoréu tem seu formato retangular, de cor azul, com uma cruz branca, ao centro um losango branco, contendo o Brasão de Armas de Município.
O uso da Bandeira é regido por normas asseguradas na Lei de sua criação, Lei Municipal nº 373/83, de 21 de dezembro de 1983.
 
O BRASÃO
 
O Brasão de Armas do Município é interpretado como um escudo ibérico, usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e descobridores da nossa Terra.
A cor azul indica justiça, formosura, nobreza, vigilância, e serenidade. A cor prata significa felicidade, temperança, franqueza e integridade. A cor branca representa a paz, tão sonhada e esperada por todos os cidadãos e cidadãs. E a cor verde, além das matas, retrata também a esperança em dias melhores.
A parte superior é a primeira das peças honrosas em que demonstra as pedras preciosas. A coroa mural é o símbolo de emancipação política do Município e as portas abertas representam a hospitalidade do povo. As hastes de milho e os feixes de arroz atestam a fertilidade da terra. No listel, o topônimo TORIXORÉU, identifica o Município
A parte inferior traz as ondas que representam a grandeza hidrográfica do Rio Araguaia e seus afluentes, que banham o Município.
O Brasão de Armas deve ser reproduzido para timbrar a documentação oficial do Município. Pode ser, também, utilizado em fachadas, flâmulas, medalhas, distintivos e outros materiais, bem como, apostos em objetos de artes.
Pode ser usado, ainda, para homenagear pessoas que, sem conotação políticas, tenham merecido a justificada honraria com comenda constituída de medalha acompanhada com o diploma (DINIZ, 2002)
O HINO DE TORIXORÉU
O Hino de Torixoréu teve seu poema escrito por Agenor Aires e a música composta pela senhora Margarida Mendonça Saggin. Sua canção simboliza o sentimento e os valores pátrios de cada torixorino. Sua execução deve acontecer junto com o hasteamento da Bandeira, em solenidades e eventos oficiais do Município, sejam esportivos, culturais ou escolares. Bem como, em outros eventos fora do Município, estando este representando.
 
HINO DE TORIXORÉU
 
Letra: Agenor Aires
Música: Margarida Mendonça Saggin
 
Salve oh! Leste mato-grossense.
Berço sagrado do Araguaia. Nasce uma nova alvissareira.
Letargia que do seu porvir desmaia.
 
REFRÃO: Liberdade! Oh! Liberdade! Vemos seu manto lá do alto do céu!
Liberdade! Oh! Liberdade!
Desce esse manto sobre Torixoréu!
 
Eis que desponta a alvorada!
Novo sol que o seu futuro aquece! Hinos alegres teus filhos entoam. A liberdade que sobre ele desce!
 
REFRÃO: Liberdade! Oh! Liberdade! Vemos teu manto lá do alto do céu!
Liberdade! Oh! Liberdade!
Desce esse manto sobre Torixoréu!
MAPA DO SITE

Prefeitura de Torixoréu

Rua 15 de Novembro, 16 - Setor Aeroporto - MT, 78695-000

(66) 3406-1021

Atendimento de segunda a sexta 08h às 13h