Turismo
Prefeitura de Torixoréu

Turismo

Autor: Prefeitura de Torixoréu Data: 11 de Março de 2022
Turismo

 

Pedra de Baliza é destaque turístico do município de Torixoréu (MT), segundo levantamento

A Pedra de Baliza é o destaque turístico do município de Torixoréu

(a435 km de Goiânia), que fica entre os Estados de Goiás e Mato Grosso. Aconstatação é do mapeamento realizado por três estudantes do curso deTurismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat): Fabrício Reis Rodrigues dos Santos, Fernanda Barbosa Viana e Théo Barbosa Viana.

O objetivo do estudo é identificar as potencialidades dos atrativos da região. Na pesquisa, estão descritos em detalhes a gastronomia, belezasnaturais e rede hoteleira do local. O serviço de campo contou com oapoio e coordenação da prefeitura municipal.

De acordo com Fernanda Viana, o inventário permitirá um lanejamentodinâmico e flexível para execução e busca de recursos junto aoMinistério do Turismo. “É um verdadeiro raio X, no qual as informaçõessão sistematizadas e de fácil compreensão. Torixoréu é mostrado passo apasso, isso para fomentar de maneira satisfatória a variedade deatrações.” Segundo ela, a pedra é o ponto alto do turismo da região. “A pedra é um marco para as duas cidades. É impossível vir aqui e não conhecê-la.”

O cadastro foi realizado em 45 dias nos principais pontos da cidade.Para os pesquisadores, o potencial da região centra-se nas festas,eventos e, principalmente, nos recursos naturais. “A cidade mantémtradição no folclore e festa religiosa, que atraem visitantes de outros Estados. As belezas do Rio Araguaia e das cachoeiras locais também agradam todo os gostos e idades.”

Fernanda diz que o principal objetivo do projeto foi fazer um mapeamento para saber se a região está preparada para receber turistas.“Não adianta divulgar as

belezas do local sem preparar a população”, ressalta. Ela fala da hotelaria como um dos pontos fracos do município.Para os pesquisadores, a cidade deve despontar no ramo turístico compouco investimento.

Projeto – Marcos Sá Fernandes diz que a idéia de se criar uminventário turístico de Torixoréu nasceu a partir da matéria Cidadefesteira, publicada no Diário da Manhã em 14 de setembro de 2006.“Através do incentivo do DM, entramos em contato com a Unemat. Três acadêmicos de Turismo se disponibilizaram a executar o projeto.”

Fernandes quer implantar um hotel fazenda para promover turismo rural de conforto e qualidade. “Pretendemos resgatar aquela vida que nossos avós tinham. Muitas pessoas têm saudades da vida simples do campo.”Para ele, a pesca, a comida caseira, o café torrado na hora são coisassimples que agradam pessoas de qualquer classe social. Segundo ele, oturismo em Torixoréu vai proporcionar a geração de empregos e o retornode moradores que deixaram a cidade devido a escassez de vagas.

Para o prefeito João Batista Sá, o Inventário da Oferta Turística deTorixoréu de Mato Grosso é importante, porque os dados turísticos dacidade estão disponíveis para execução de obras e buscas de verbas.“Tudo indica que o turismo sustentável e ecológico terá mais destaque.Nossa cidade tem muitas belezas naturais.”

PEDRA DA BALIZA

Pedra da Baliza, uma pedra esculpida pelas mãos divina no meio da planura do Rio Araguaia, que tem esse nome porque foi historicamente usada como divisa entre as cidades de Baliza-GO e Torixoréu-MT e que, no passado, serviu como marco de orientação para os viajantes.

O nome Torixoréu, de origem bororó, significou homenagem dos moradores do lugar aos povos indígenas que habitaram grande parte do leste mato-grossense, desde tempos imemoriais, que na língua indígena significa “Pedra Escura” é uma alusão a essa grande pedra, localizada a margem esquerda do Rio Araguaia, a seis quilômetros de distância da cidade, que é popularmente conhecida por “Pedra da Baliza”.

A Pedra é o destaque turístico do município de Torixoréu com memoráveis visitas de turistas advindos de todos os lugares.

MAPA DO SITE

Prefeitura de Torixoréu

Rua 15 de Novembro, 16 - Setor Aeroporto - MT, 78695-000

(66) 3406-1021

Atendimento de segunda a sexta 08h às 13h